Quantcast
Channel: Comentários sobre: Inclusão na ficção faz a diferença
Viewing all articles
Browse latest Browse all 9

Por: Thomaz Rocha

$
0
0

Salve Vic.

Nada contra você deixar sua opinião e ela será sempre bem vinda. Mas é isso que eu quis pontuar aqui e é o que muita gente deixa passar quando entra nessa discussão: Identidade de gênero e Orientação sexual são sim duas coisas diferentes.

Se você prestar atenção por aí vai encontrar esses exemplos de caras bastante mais identificados com aspectos femininos que são héteros e caras que nunca, nunca abririam mão de sua identidade masculina mesmo sentindo-se atraídos por homens. Essa ideia da identidade do gay com o feminino é algo passado nas representações da grande mídia, que tentam fazer dos homo algo ridículo, e exageram as características de uma parcela específica da população homo-afetiva. O Midnighter nas HQs e os cowboys em Brokeback Montain são boas representações de casos em que isso não se aplica e colaboram muito pra tirar essa imagem errônea.

Aí escolhem representações caricatas de gays afeminados e lésbicas masculinas quando essa não é a regra geral, apenas uma dos possibilidades. A literatura sobre isso é ampla e se você for atrás, poderá encontrar dados que sustentam isso.

Joga no google scholar “identidade de gênero e orientação sexual”, escolhe algum dos muitos textos que vão aparecer. A melhor maneira de formar uma opinião não preconceituosa é dar uma olhada nas pesquisas científicas sobre o tema.

Um grande abraço e obrigado por deixar sua contribuição ao nosso texto!


Viewing all articles
Browse latest Browse all 9

Latest Images



Latest Images